Na Mooca - Marketing o grande aliado de Clinicas, Medicos e Profissionais da Saude

Marketing: o grande aliado de Clínicas, Médicos e Profissionais da Saúde

“Minha clínica pode fazer marketing?
É permitido pelo conselho de ética?”

Profissionais da saúde sempre nos abordam com essa dúvida quando propomos estratégias.

Resposta simples: Sim.

O objetivo de um planejamento de marketing é construir processos para que o profissional ou clínica adquiram valor agregado dentro de sua marca e especialidades.

Existe ainda a possibilidade de utilizar propaganda, essa sim com normas e regras específicas a serem seguidas. O Conselho Federal de Medicina (CFM) publicou a Resolução 1.974/11 disponibilizando o Manual de Publicidade Médica, que iremos abordar no próximo artigo.

Com isso em mente, separamos alguns exemplos de como o marketing pode ajudar na atração e retenção de pacientes.

1- Construção de uma marca

Na Mooca - Branding - Gestão de marca para medicos

A primeira etapa – e uma das mais importantes – no planejamento de qualquer empresa é a definição da marca, e isso vai além do logotipo.

Em resumo, sua marca é sua promessa aos pacientes. Ela conta a eles o que esperar dos seus serviços. Uma boa estratégia comunica visualmente, verbalmente e emocionalmente qualidade por toda a instituição.

2- Experiência dos pacientes no atendimento

O caminho entre a ligação para agendamento e a consulta envolve muitas etapas, e é importante que o paciente tenha uma experiência agradável entre elas.

Na Mooca - Importância do Atendimento em consultorios

A secretária pode ser sua maior aliada na construção da reputação do consultório. Ela é o cartão de visitas da clínica e tem o poder de exercer grande influência na opinião dos pacientes.

A profissional deve ser capacitada de acordo com os objetivos da marca e estar preparada para ser a responsável pelo bom relacionamento com as pessoas.

3- Presença online

Foi-se o tempo dos livrinhos do convênio.

A presença no ambiente digital é fundamental para que futuros pacientes te encontrem. O primeiro passo é cadastrar sua clínica em portais e listagens de serviços de saúde .

Você também deve construir um site profissional e otimizado para mecanismos de busca. O Google dá preferência para aqueles com código limpo e conteúdo relevante, e também fornece ferramentas como o Places, que mostram seu endereço no Google Maps.

Marketing Medico - Google Business

Outro ponto importante é ter certeza que seu site possui versão para celulares e tablets. Em um mundo sempre conectado, existem grandes chances que seu próximo paciente esteja na rua buscando agora mesmo o lugar mais próximo onde marcar sua consulta.

4- Valor social

Talvez mais que em qualquer outra área, o valor de um bom depoimento é inestimável para um médico.

Pacientes fazem questão de contar histórias de sucesso e, na era digital, a comunicação acontece de maneira rápida. As oportunidades de visibilidade adquirida através de diversas mídias são enormes e podem ser peças fundamentais no seu crescimento.

Na Mooca - Marketing Medico - Paciente

Esses são alguns dos pontos desenvolvidos dentro de um planejamento de marketing. A estratégia certa pode garantir sua diferenciação no mercado e trazer crescimento orgânico para profissionais e clínicas.

  • Faça uma análise grátis
    da sua empresa!

    Um bom posicionamento de marca faz milagres no mercado.
    Quer acelerar seu negócio?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>